Ouvindo...

Reajuste de quase 6% a servidores públicos de BH avança na Câmara Municipal

Texto que concede reajuste de 5,93% aos empregados do Executivo municipal deve ser aprovado no próximo mês; novos valores vão constar nos contracheques de agosto

Os vereadores da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovaram, nesta segunda-feira (12), o projeto de lei (PL) que concede reajuste de 5,93% aos servidores públicos municipais. O texto, agora, está pronto para ser votado em 1° turno em plenário pelo conjunto de 41 parlamentares.

Um acordo costurado na semana passada entre o Legislativo e os sindicatos que representam o funcionalismo belo-horizontino deve ajudar a agilizar a tramitação do texto. A expectativa é que os vereadores aprovem, até julho, o reajuste em segundo turno. Assim, os novos valores passariam a constar na folha de pagamentos de agosto.

O relator do PL do reajuste na Comissão de Orçamento foi o vereador Cleiton Xavier, do PMN. Ele opinou pela aprovação do texto e recebeu o apoio dos colegas.

Sem ‘pedras no caminho’

Para contemplar demandas dos servidores, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) enviou uma nova versão do texto sobre o aumento nos vencimentos. O substitutivo inseriu, por exemplo, trecho do Estatuto dos Servidores que garante a redução da jornada laboral a quem estuda no contraturno.

“A reunião (da Comissão de Orçamento) sela o entendimento de que o PL do reajuste precisa ser aprovado o mais rapidamente possível. Todas as pedras do caminho foram retiradas”, disse Bruno Pedralva (PT).

Segundo Cleiton Xavier, reivindicações feitas por trabalhadores da Guarda Municipal também vão ganhar espaço no projeto.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais