O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), comemorou a
No início da semana, o ministro já havia adiantado que o governo federal aguardava a autorização do Tribunal de Contas da União para colocar na praça o edital de licitação que vai definir a concessionária que irá tocar as obras de duplicação da estrada.
Na previsão de Renan Filho, o edital será divulgado até julho e o leilão deverá ser realizado até o mês de novembro.
Silveira afirmou, em uma publicação compartilhada em uma rede social, que a
Em entrevista à Itatiaia após a sessão do TCU, Anastasia disse que essa é uma demanda antiga dos mineiros e que espera que o novo projeto do Ministério do Transporte seja “positivo”.
“Estamos muito otimistas com essa nova posição. Observar que o processo autoriza a duplicação em 130 km, uma faixa adicional de mais 100 km e uma rodovia extremamente moderna. O valor estimado de investimento é de um pouco mais de R$ 5 bilhões e a concessão por 30 anos”, afirmou.
“Todas as cautelas necessárias para que o edital do contrato seja robusto foram adotadas pelo Tribunal de Contas da União, então, de fato, contamos agora que o edital que é considerado uma prioridade pelo ministro seja publicado até novembro para que haja essa competição importante nessa licitação para termos um parceiro privado que assuma a responsabilidade por essa duplicação tão esperada pelos mineiros”, completou.
TCU aprova concessão da BR-381
Em sessão realizada nesta quarta-feira (7), o Tribunal de Contas da União aprovou, por unanimidade, o
“Senhores ministros, conhecedor da importância dessa rodovia para o estado de Minas Gerais e a região Leste do país, fico na expectativa do sucesso, não apenas na realização do leilão, mas também ao longo de toda a vigência do contrato, no sentido de que sejam atingidos benefícios tão esperados pela população mineira e que se dê fim à famigerada Rodovia da Morte”, disse Anastasia ao ler seu relatório no plenário do TCU.
Com a aprovação do tribunal, o projeto volta, agora, para o Ministério dos Transportes, que marcará uma data para o leilão da rodovia.
Duplicação da BR-381 se arrasta desde 2014
A duplicação da BR-381, conhecida como ‘Rodovia da Morte’ pelo alto índice de acidentes com vítimas fatais, é uma das mais antigas reivindicações de moradores e lideranças políticas mineiras.
A obra começou a sair do papel em 2014, durante o governo Dilma Rousseff (PT), quando o trecho de 303 quilômetros entre BH e Governador Valadares foi dividido em oito lotes para serem licitados. As obras avançaram em apenas dois deles lotes - com, somados, 60 quilômetros de extensão - e os outros foram abandonados pelas empresas que venceram as licitações.
Desde 2018, o governo federal aposta na parceria público-privada (PPP) para tirar do papel a obra de duplicação da rodovia.
No final de 2021, a concessão da BR-381 foi uma aposta do governo Jair Bolsonaro (PL), mas o projeto não atraiu interesse do setor privado. A obra, que exige o redesenho das pistas para reduzir o número de curvas, é considerada complexa.