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BR-381: ministro Anastasia diz que TCU votará projeto de concessão da Rodovia da Morte

Ministro do TCU e ex-governador de Minas, Antonio Anastasia considerou uma ‘vergonha’ a obra de duplicação da BR-381 não tenha sido concluída até hoje

Ministro do TCU, Antonio Anastasia, afirmou que projeto de concessão da BR-381 será analisado pelo TCU nesta quarta-feira

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, afirmou nesta segunda-feira (5), durante visita à Câmara Municipal de BH, que o tribunal vai analisar o projeto de concessão da BR-381 na sessão de quarta-feira (7).

“Na quarta-feira será votada no plenário do TCU, e eu sou o relator, a proposta de privatização da BR-381. Depois da proposta apresentada pela ANTT houve uma avaliação da equipe técnica do tribunal, uma avaliação do meu gabinete, e a proposta será discutida pelos ministros na quarta-feira”, afirmou Anastasia em entrevista à reportagem da Itatiaia.

Anastasia afirmou que a obra de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, já era considerada prioritária pelo governo federal desde 2010, quando ele assumiu a cadeira de governador de Minas e considerou uma “vergonha” que a obra não tenha sido concluída até hoje.

“Todos sabemos que a BR-381, não é de hoje, é a obra federal prioritária no estado de Minas Gerais. É uma vergonha termos no Brasil uma rodovia com a alcunha de ‘Rodovia da Morte’. Infelizmente os editais anteriores fracassaram, mas agora há uma grande esperança que esse edital prospere e que tenhamos parceiros interessados para investimentos expressivos e que essa obra evolua e tenha a via duplicada”, continuou o ministro do TCU.

Novela da BR-381

A duplicação da BR-381, conhecida como Rodovia da Morte pelo alto índice de acidentes com vítimas fatais, é uma das mais antigas reivindicações de moradores e lideranças políticas mineiras.

A obra começou a sair do papel em 2014, durante o governo Dilma Rousseff (PT), quando o trecho de 303 quilômetros entre BH e Valadares foi dividido em oito lotes para serem licitados. As obras avançaram em apenas 2 lotes e os outros foram abandonados pelas empresas que venceram as licitações.

Dos 303 quilômetros entre a capital mineira e Governador Valadares, apenas 60 quilômetros foram entregues após oito anos de obras.

Desde 2018, o governo federal aposta na parceria público-privada (PPP) para tirar do papel a obra de duplicação da rodovia. No entanto, por duas vezes o leilão para a concessão da BR-381 fracassou e o projeto passou por várias remodelagens.

No final de 2021, a concessão da BR-381 foi uma aposta do governo Jair Bolsonaro (PL), mas o projeto não atraiu interesse do setor privado. A obra, que exige o redesenho das pistas para reduzir o número de curvas, é considerada complexa.

No início deste ano, ao receber deputados mineiros, o ministro dos Transporte, Renan Filho (MDB), afirmou que o leilão de concessão sairia ainda no primeiro semestre de 2023. No entanto, semanas depois o ministério informou à reportagem da Itatiaia que o leilão ficaria para o segundo semestre.

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.