O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, afirmou nesta segunda-feira (5), durante visita à Câmara Municipal de BH, que o tribunal vai analisar o projeto de concessão da BR-381 na sessão de quarta-feira (7).
“Na quarta-feira será votada no plenário do TCU, e eu sou o relator, a proposta de privatização da BR-381. Depois da proposta apresentada pela ANTT houve uma avaliação da equipe técnica do tribunal, uma avaliação do meu gabinete, e a proposta será discutida pelos ministros na quarta-feira”, afirmou Anastasia em entrevista à reportagem da Itatiaia.
Anastasia afirmou que a obra de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, já era considerada prioritária pelo governo federal desde 2010, quando ele assumiu a cadeira de governador de Minas e considerou uma “vergonha” que a obra não tenha sido concluída até hoje.
“Todos sabemos que a BR-381, não é de hoje, é a obra federal prioritária no estado de Minas Gerais. É uma vergonha termos no Brasil uma rodovia com a alcunha de ‘Rodovia da Morte’. Infelizmente os editais anteriores fracassaram, mas agora há uma grande esperança que esse edital prospere e que tenhamos parceiros interessados para investimentos expressivos e que essa obra evolua e tenha a via duplicada”, continuou o ministro do TCU.
Novela da BR-381
A duplicação da BR-381, conhecida como Rodovia da Morte pelo alto índice de acidentes com vítimas fatais, é uma das mais antigas reivindicações de moradores e lideranças políticas mineiras.
A obra começou a sair do papel em 2014, durante o governo Dilma Rousseff (PT), quando o trecho de 303 quilômetros entre BH e Valadares foi dividido em oito lotes para serem licitados. As obras avançaram em apenas 2 lotes e os outros foram abandonados pelas empresas que venceram as licitações.
Dos 303 quilômetros entre a capital mineira e Governador Valadares, apenas 60 quilômetros foram entregues após oito anos de obras.
Desde 2018, o governo federal aposta na parceria público-privada (PPP) para tirar do papel a obra de duplicação da rodovia.
No final de 2021, a concessão da BR-381 foi uma aposta do governo Jair Bolsonaro (PL), mas o projeto não atraiu interesse do setor privado. A obra, que exige o redesenho das pistas para reduzir o número de curvas, é considerada complexa.
No início deste ano, ao receber deputados mineiros, o ministro dos Transporte, Renan Filho (MDB), afirmou que o leilão de concessão sairia ainda no primeiro semestre de 2023. No entanto,