Ouvindo...

O plano de Zema para aumentar o número de autoridades sanitárias de Minas

Governador vai pedir, a deputados estaduais, aval para processo seletivo interno a fim de encontrar, na Saúde estadual, servidores aptos a atuar na Vigilância Sanitária

O governador mineiro Romeu Zema, do Novo

O governo de Minas Gerais vai pedir, à Assembleia Legislativa, autorização para a contratação de novos agentes de vigilância sanitária. O movimento, segundo apurou a Itatiaia, será feito nesta segunda-feira (5), por meio de projeto de lei (PL) enviado aos deputados estaduais.

A equipe do governador Romeu Zema (Novo) quer repor os quadros da Vigilância Sanitária de Minas Gerais (Visa-MG) por meio de um processo seletivo interno. Assim, o plano é transformar, em autoridades sanitárias, funcionários da saúde estadual que hoje ocupam outros cargos. O PL do governo não prevê contratações externas.

Internamente, a avaliação é que há urgência em ampliar os quadros da vigilância sanitária de Minas. Assim, seria possível aumentar o número de ações de fiscalização de estabelecimentos — que podem culminar em interdições em caso de irregularidades.

Os agentes sanitários, vale lembrar, são responsáveis por conceder alvarás de espaços como unidades de saúde, clínicas e farmácias.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.