O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de uma moeda para que os países da América do Sul e do bloco dos Brics, do qual o Brasil faz parte, possam realizar negócios sem a dependência do dólar.
Em discurso realizado no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, Lula citou o exemplo da União Europeia, e afirmou que o debate sobre a criação de uma moeda precisa avançar.
“Faz muito tempo, inclusive, no meu primeiro mandato, estabelecemos acordo com a Argentina, que pequenos e médios empresários poderiam fazer suas transações comerciais com o dinheiro argentino e brasileiro. Isso já existe há algum tempo. Sonho que a gente tenha uma moeda entre nossos países, para que a gente possa fazer negócio sem depender do dólar. Até porque só um país tem a máquina de rodar dólar e esse país faz o que quiser. Não é possível que a gente não tenha mais liberdade para fazer negociações. Sonho que os BRICS possam ter uma moeda”, afirmou Lula.
Lula revelou que a criação de uma nova moeda para negócios entre países da América do Sul deve ser discutida na terça-feira (30), em um evento no Palácio do Itamaraty que contará com as presenças de presidentes de 10 países da América do Sul e um representante do governo do Peru.
‘Bloqueio é pior que guerra’
“Sonho que a gente possa ter outras moedas para fazer negociações e não ficarmos dependentes do Dólar. Por exemplo, o Maduro não tem dólar para pagar suas exportações, quem sabe ele começa a pagar em yuan, quem sabe a gente possa receber em moeda de outro país para que a gente possa trocar. É culpa dele? Não, é culpa dos EUA, que fez um bloqueio extremamente exagerado. Sempre acho que o bloqueio é pior do que uma guerra, porque na guerra normalmente morrem soldados em batalha, mas o bloqueio mata crianças e mulheres”, afirmou Lula.