O deputado bolsonarista Zé Trovão (PL-SC) acionou a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para prender o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que está em visita oficial ao país nesta segunda-feira (29). O parlamentar disse aguardar uma resposta da instituição diplomática e pede responsabilização do presidente
Em entrevista à Itatiaia, Zé Trovão disse que avisou a Embaixada dos Estados Unidos sobre a presença de Maduro no Brasil e que aguarda uma resposta sobre as providências que podem ser tomadas.
“Hoje, a primeira coisa que fiz assim que meus assessores chegaram foi solicitar o envio de um ofício à Embaixada Americana avisando da presença de Nicolás Maduro oficialmente no Brasil e solicitando que os Estados Unidos tomem medidas urgentes contra a atitude de Lula, que recebeu no seu país, até com honras militares, um ditador, um homem que não é reconhecido por mais de 50 países”, afirmou.
No ofício, Zé Trovão pede ajuda à Embaixada para saber quais medidas poderiam ser adotadas “para captura desse criminoso”, referindo-se a Maduro.
“Manifesto à essa Embaixada minha indignação pela presença do ditador venezuelano em solo brasileiro, em tempo em que peço informações de quais medidas podem ser adotadas pelo Governo Americano para captura desse criminoso”
O deputado relembrou que
Leia mais:
Bolsonaro usa fala de Lula em 2017 para ironizar visita de Maduro ao Brasil Nikolas Ferreira critica encontro entre Lula e Maduro e se diz ‘ditadorfóbico’ ‘Preconceito com a Venezuela é muito grande’, diz Lula ao lado de Maduro
“O seguinte passo que eu estou tomando é fazer um levantamento geral sobre as ações que podem ser tomadas contra Luiz Inácio Lula da Silva por receber, no Brasil, um ditador, um comunista, uma pessoa que é procurada pela Justiça americana por tráfico de drogas, por organização criminosa em parceria com narcotraficantes, inclusive das Farc [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia]. Então, tudo isso não ficará de graça para o senhor Luiz Inácio Lula da Silva, que terá que se explicar diante da Justiça”, disse.
Em março de 2020, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou Maduro e outras 14 pessoas - incluindo ministros de Estado da Venezuela - de crimes relacionados ao narcoterroristamo, corrupção, tráfico de drogas e outras acusações criminais.
Zé Trovão ainda disse que entrará com pedido de afastamento de Lula do cargo de presidente “para que haja uma investigação para saber quais são as verdadeiras vertentes entre Lula e o ditador comunista Maduro”.
“O Brasil não pode aceitar que um homem que matou milhões de pessoas de fome na Venezuela o Brasil não pode permitir que um homem que devastou a economia venezuelana seja recebido aqui por um chefe de Estado”, completou.