Ouvindo...

Oito anos após última visita, Nicolás Maduro volta ao Palácio do Planalto

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tem encontro reservado com presidente Lula nesta segunda-feira (29)

Presidente Lula recebeu Nicolás Maduro para encontro reservado no Palácio do Planalto

Oito anos após sua última visita ao Palácio do Planalto, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a ser recebido na sede da presidência da República nesta segunda-feira (29) para um encontro reservado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Veja mais:

Maduro não pisava no Brasil desde o dia 2 de janeiro de 2015, quando veio participar dos eventos de posse da então presidente Dilma Rousseff (PT) - a petista se reelegeu em 2014 e assumiu o segundo mandato no dia 1º de janeiro de 2015.

Naquele encontro, após se reunir com Dilma, Maduro afirmou esperar aumentar as parcerias com o governo brasileiro. “Já há iniciativas no campo alimentar, no campo farmacêutico e em outros que vão se abrir. Vamos dinamizar toda a agenda, sobretudo da cooperação econômica, industrial, tecnológica, agrícola, agroalimentar. Temos uma base muito bem construída durante 12 anos desse novo tipo de relacionamento entre Brasil e Venezuela”, disse Maduro ao deixar o Planalto em 2015

Desde 2016, com a chegada de Michel Temer (MDB) ao poder, as relações entre Brasil e Venezuela esfriaram e o rompimento definitivo veio em 2019, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma portaria proibindo a entrada de autoridades do alto escalão da Venezuela.

A portaria de Bolsonaro foi revogada no final do ano passado, após a eleição de Lula.

Nesta segunda-feira (29), Lula terá uma reunião privada com Maduro e uma hora depois, o encontro será ampliado com a participação de ministros brasileiros e venezuelanos. Na parte da tarde, está marcado um almoço para Maduro no Palácio do Itamaraty.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.