Ouvindo...

Brasil pode assinar acordo de cooperação de agricultura familiar com Venezuela

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, está no Brasil para agendas com o presidente Lula e reunião da Unasul

Presidente da Venezuela, Nikolas Maduro

O Brasil pode fechar um acordo de cooperação com a Venezuela na área da agricultura familiar, segundo apurou a coluna. Representantes dos dois países fazem costuras para tentar finalizar um documento que possa ser assinado ainda nesta segunda (29). O assunto foi tratado em uma reunião na Embaixada da Venezuela, ontem (28), em Brasília. Caso fique acertado, o ato deve ser anunciado em uma cerimônia às 13h30 no Palácio do Planalto.

Unasul

Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, chegou visita o Brasil para o encontro da Unasul, grupo criado em 2008 para promover integração entre países da América Latina. O Venezuelano chegou no domingo e tem agendas com o presidente Lula durante toda manhã de hoje. O ex-presidente jair Bolsonaro (PL), crítico ferrenho do governo da Venezuela, havia proibido Maduro de entrar no Brasil.

Nesta segunda, às 10h30, Lula tem reunião fechada com Maduro, às 11h30 será realizado um encontro ampliado e às 13h30 está prevista uma cerimônia oficial.

O encontro da Unasul, com presidentes de nove países sul-americanos, será realizado amanhã (30).

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.