O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir nesta segunda-feira (29), às 10h30, de forma reservada, com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
No encontro, que acontecerá no Palácio do Planalto, os dois presidentes irão tratar da volta das relações bilaterais, iniciada em 1º de janeiro, incluindo a reabertura das respectivas embaixadas.
Veja mais:
Brasil pode assinar acordo de cooperação de agricultura familiar com Venezuela Moro critica encontro de Lula e Maduro: ‘Brasil voltou a receber ditadores com honras de Estado’
A relação diplomática entre o Brasil e a Venezuela havia sido suspensa em 2020, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não reconhecia o governo de Maduro.
Na reunião, Lula também deve tratar com Maduro das eleições que irão ocorrer na Venezuela, no ano que vem. Às onze e meia da manhã, haverá uma reunião ampliada, que contará com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Os dois presidentes também devem discutir a ampliação das relações comerciais, além de temas que envolvem a fronteira, incluindo a situação do povo Yanomami. No início da tarde, Lula e Maduro irão participar da assinatura de atos, com o objetivo de ampliar as relações comerciais entre os dois países, que, no ano passado, ficou em 1 bilhão e 700 milhões de dólares.