Ouvindo...

Bolsonaro, Flávio Dino, Mauro Cid e General Heleno: veja nomes que podem depor na CPMI do 8 de janeiro

Veja a lista completa dos requerimentos já apresentados na Comissão de Inquérito dos Atos Antidemocráticos

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional que apura os atos antidemocráticos de 8 de janeiro e a eventual omissão de agentes públicos já recebeu 446 requerimentos.

A lista inclui pedidos de convocação, compartilhamento de informações não sigilosas de inquéritos instaurados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acesso a documentos oficiais e a imagens de câmeras dos prédios, além da quebra de sigilos telemáticos e bancários.

Entre os pedidos de convocação para prestar esclarecimentos na comissão, o depoimento mais esperado, caso seja aprovado pelos deputados e senadores da CPMI, é o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os parlamentares também pedem a convocação de nomes ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), e o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias.

Na lista de possíveis convocados estão ainda nomes que tiveram destaque no governo Bolsonaro, como o ex-ministro chefe do GSI, General Augusto Heleno, e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres (que ficou preso por quase três meses)

A CPMI dos Atos Antidemocráticos deve se reunir na próxima semana para começar a deliberar sobre os requerimentos, mas a data ainda não foi definida.

Veja aqui a lista completa dos requerimentos apresentados na primeira semana de trabalhos da CPMI do 8 de janeiro.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais