Ouvindo...

STF forma maioria para condenar o ex-presidente Fernando Collor

Cinco ministros acompanharam o voto do relator do caso, Edson Fachin, que opinou pela condenação

O ex-presidente Fernando Collor

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria, nesta quinta-feira (18), para condenar o ex-presidente da República Fernando Collor pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Nessa quarta-feira (17), o ministro Edson Fachin, relator do caso, opinou pela condenação. Até este momento do julgamento, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso acompanharam o voto.

Fachin defendeu pena de 33 anos ao ex-presidente, mas ainda não há acordo em torno do tamanho da sanção. Kassio Nunes Marques votou pela absolvição.

O julgamento de Collor será retomado na próxima quarta-feira (24). Faltam os votos de Rosa Weber, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Acusação de propina

O Supremo analisa uma ação impetrada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Collor e seu grupo político são acusados do recebimento de cerca de R$ 30 milhões em propina.

De acordo com a denúncia, a suposta organização a qual Collor pertenceu teria recebido vantagens indevidas em contratos da BR Distribuidora.

Além da pena de prisão, a PGR também pede que os acusados sejam condenados a pagar R$ 59,9 milhões como “reparação dos danos materiais e morais causados por suas condutas”.

Aguarde mais informações

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.