O reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Janir Alves Soares, que fez publicações a favor dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, foi derrotado na consulta feita à comunidade acadêmica sobre o comando da instituição. A chapa encabeçada por Janir obteve 2,75% dos votos e obteve a quarta colocação. Em primeiro lugar, ficou o professor Heron Laiber Bonadiman, com 44,36%.
O resultado da eleição foi divulgado nesta sexta-feira (12) pela Comissão Eleitoral da UFVJM. A consulta aconteceu nessa quinta-feira (11).
A opinião dos alunos e professores que participaram da votação vai nortear a lista tríplice de possíveis reitores, que será elaborada pelo Conselho Universitário e encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). De posse da lista, a pasta vai escolher um dos nomes para comandar a instituição.
Minutos após o início das invasões em Brasília (DF), Janir Alves Soares publicou, no Instagram, um vídeo em que dizia que a tomada do Congresso Nacional aconteceu de “maneira pacífica”. Depois, chegou a atribuir os atos de vandalismo acontecidos na capital federal a “infiltrados”.
Os posicionamentos dele geraram reações. O Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a receber um pedido de afastamento do reitor. Em outra frente, deputados de Minas Gerais enviaram um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitando a exoneração do dirigente. A comunidade da UFVJM também fez pressão pelo afastamento.
Em novembro do ano passado, quando apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro (PL) organizaram movimentos de rua para questionar, sem provas, a eleição de Lula, Janir chegou a pedir, formalmente, o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para o bloqueio de estradas.
Reitor não foi o mais votado da lista tríplice
Tradicionalmente, o docente mais votado pela comunidade acadêmica de uma universidade federal tem o nome referendado pelo MEC para ocupar a reitoria. Isso, porém, não aconteceu em 2019, à época da condução de Janir ao cargo.
Ele foi o menos votado da lista tríplice montada quatro anos atrás. Havia a expectativa pela escolha de Gilciano Saraiva Nogueira, primeiro colocado naquela edição da consulta pública.
A Itatiaia procurou Janir Alves Soares para comentar o resultado do pleito. Ele prometeu se posicionar ainda nesta sexta-feira.