Ouvindo...

Lula: ‘Queria convidar vocês a virar soldado contra as fake news’

Presidente participou de evento das centrais sindicais em comemoração ao Dia do Trabalhador, em São Paulo

Lula pediu aos apoiadores engajamento para combater a divulgação de notícias falsas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu aos aliados das centrais sindicais maior engajamento no combate à disseminação de notícias falsas nas redes sociais.

Veja mais: Combate à desinformação ou censura? Câmara vota amanhã PL das Fake News

Durante evento de comemoração do Dia do Trabalhador nesta segunda-feira (1º), em São Paulo, Lula convidou os presentes a se tornarem ‘soldados contra as fake news’.

“Queria convidar vocês, a todo mundo virar soldado contra as fake news. Não podemos permitir que a mentira continue prevalecendo neste país. Cada companheiro que tem um celular precisa ficar atento, precisa ficar esperto, não pode mandar mensagem mentirosa, não pode passar para frente aquilo que você sabe que pode prejudicar alguma pessoa. A mentira nunca levou ninguém a lugar nenhum”, afirmou o presidente.

Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula fez várias referências ao adversário político, com críticas à gestão passada e citando os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.

“Foi a verdade que derrotou o ex-presidente da República. Eles tentaram dar um golpe no dia 8. Todas as pessoas que tentaram dar um golpe serão presas, porque esse país quer democracia e quer respeito”, disse Lula.

Nesta terça-feira (2), a Câmara dos Deputados votará um projeto considerado de extrema importância para o governo federal, que cria regras para as redes sociais. O PL das Fake News, no entanto, é visto como um mecanismo de censura pela oposição ao Palácio do Planalto e divide o parlamento.

Investimentos em infraestrutura

O petista prometeu a construção de uma faculdade na Zona Leste de São Paulo e afirmou que o país terá recorde de investimentos em obras de infraestrutura nos próximos anos.

“Vocês me deram uma nova chance e quero provar para vocês que nesses próximos quatro anos nós vamos fazer muito mais do que fizemos nos meus primeiros mandatos”, disse.

“No governo passado, eles investiram R$ 20 bilhões em quatro anos para fazer estradas e fazer pontes. Nós, só neste ano, vamos investir R$ 23 bilhões. Em um ano nós vamos fazer mais do que eles fizeram em quatro anos na infraestrutura”, continuou Lula.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.