Ouvindo...

Ex-vice de Aécio Neves, Clésio Andrade anuncia pré-candidatura ao Governo de Minas

Clésio Andrade foi vice-governador no primeiro mandato de Aécio Neves (PSDB), entre 2003 e 2006

Clésio usou as redes sociais para fazer o anúncio

Ex-vice-governador de Minas Gerais, Clésio Andrade anunciou neste domingo (30) que pretende ser candidato a governador do estado em 2026. Ele usou as redes sociais para lançar sua pré-candidatura.

“Minas precisa de direção, requer gestão responsável e um projeto de desenvolvimento moderno, compatível com a grandeza e a força do nosso estado e do nosso povo”, afirmou Clésio na publicação.

A informação mais recente aponta que ele é filiado ao PSD. O anúncio da pré-candidatura pegou integrantes do partido de surpresa. Para qualquer integrante da sigla ser candidato, é necessária a aprovação do diretório estadual do partido, o que Clésio Andrade não tem neste momento Atualmente, o PSD é base do governador Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

Ele foi vice-governador no primeiro mandato de Aécio Neves (PSDB), entre 2003 e 2006, ano em que disputou a eleição como suplente de Eliseu Resende para o Senado Federal. Resende morreu em 2011 em decorrência de um câncer.

Andrade, então, assumiu o cargo de senador até o fim do mandato, em dezembro de 2014. Ele chegou a se apresentar como pré-candidato ao governo de Minas na eleição daquele ano, mas o MDB optou por apoiar a candidatura de Fernando Pimentel (PT). Além dos cargos públicos que ocupou, Clésio Andrade também foi presidente da Confederação Nacional de Transportes.

Sobrinho é aliado de Zema

A pré-candidatura de Clésio chamou atenção no meio político devido à distância da próxima eleição e também pelo fato do sobrinho dele, o deputado federal Diego Andrade (PSD), ser aliado do governo Zema. Embora o governador não possa disputar a reeleição, a tendência é que o grupo liderado pelo Partido Novo lance um candidato, que seria rival de uma eventual candidatura de Clésio.

Elogios ao governo Lula

Nas redes sociais, Clésio Andrade tem demonstrado apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele participou do evento após a posse realizado no Itamaraty e publicou fotos ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Na publicação mais recente, no dia 10 de fevereiro, ele afirmou que “o governo Lula começou bem, mas precisa mudar o discurso”. “Os primeiros 40 dias de governo mostram que o presidente Lula está enfrentando bem o desafio de reorganizar a casa sem deixar o país parar. Com um bom time de ministros, vem acumulando acertos ao atuar na microeconomia e na área social”, escreveu Andrade.

Ele afirmou, no entanto, que as críticas ao governo Bolsonaro não devem predominar e aconselhou Lula a não alimentar a ideia de que “todas as nossas mazelas têm origem numa guerra de ricos contra pobres”.