Ouvindo...

Tetraplégica, Mara Gabrilli caminha após ‘vestir’ exoesqueleto para pessoas com paralisia; veja vídeo

Senadora foi aos EUA em busca de parceria para trazer tecnologia ao Brasil

Senadora Mara Gabrilli

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que é tetraplégica desde 1994 quando sofreu um acidente de carro, publicou um vídeo em suas redes sociais em que caminha com o auxílio de um exoesqueleto que tem como objetivo possibilitar a locomoção de pessoas que perderam os movimentos do corpo.

“Não sou a mesma pessoa depois de testar esse equipamento. São 28 anos desafiando a inércia e a gravidade desde que quebrei o pescoço. Sempre trabalhei para resgatar movimentos. Chegar ao momento de andar com o auxílio de uma tecnologia que usa a força do meu próprio corpo é a prova de que todo esforço valeu a pena. É um universo de possibilidades que se abre”, disse a senadora após o teste.

Ela passou três dias nos Estados Unidos para conhecer a tecnologia da startup francesa Wandercraft. O exoesqueleto, a “roupa” vestida pela senadora, é chamado de Atalante e pode auxiliar pessoas com sequelas de AVC, lesão medular, Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica e traumatismo crânioencefálico.

A viagem de Gabrilli teve como objetivo discutir uma parceria para compartilhamento da tecnologia com uma pesquisa realizada no Estado de São Paulo. “(O Atalante) É uma referência importante para criarmos equipamentos que atendam hoje quem não tem acesso a serviços de saúde e reabilitação, pensando num conceito muito mais amplo, que é o de longevidade e qualidade de vida”, afirmou a professora de Medicina Física e Reabilitação da USP, Linamara Battistela, que acompanhou a senadora na viagem.