O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (28) projeto de lei que reajusta em 9% o salário dos servidores públicos federais, medida que vale também para aposentados e pensionistas. O novo salário será pago a todas as categorias no dia 1º de junho, referente ao mês de maio.
Segundo o governo federal, é o primeiro acordo para reajustar o salários dos servidores públicos desde 2016, quando foi desativada a Mesa de Diálogo entre o funcionalismo e o Executivo. Cerca de 1 milhão de servidores serão beneficiados. O impacto financeiro aos cofres públicos será de R$ 11,2 bilhões anuais.
“Se tem uma coisa que a sociedade brasileira aprendeu no desgoverno que vivemos foi valorizar a democracia, o diálogo, a negociação. Foram anos sem sentar para conversar com sindicatos, governadores, lideranças. Um governo deve ser muito mais gente do que apenas o presidente”, disse Lula na cerimônia de assinatura.
Governo vai realizar novos concursos públicos
No mesmo evento, o governo anunciou que será necessário repor o quadro de pessoal em diversas carreiras e que por isso realizará novos concursos públicos, entre eles na Funai. O governo já anunciou, por exemplo, a abertura de processo seletiva para contratar cerca de 800 servidores para o Ministério da Ciência e Tecnologia.
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou que há R$ 2 bilhões disponíveis para a contratação de pessoal. "Às vezes é uma incompreensão, eu não sei se por má-fé ou não, mas toda vez que falamos de concurso, algumas pessoas começam a dizer ‘começou a gastança’. Para melhorar qualquer serviço público, em qualquer país do mundo, você tem que contratar seres humanos”, disse Lula.
(Com Agência Brasil)