Ouvindo...

Ataques de 8 de janeiro: imagens mostram invasor tentando roubar caixa eletrônico do Palácio do Planalto

GSI divulgou imagens gravadas circuito de segurança do Planalto

Invasor tentou furtar dinheiro de caixa eletrônico no dia 8 de janeiro

Um dos homens que invadiu o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro tentou furtar um dos caixas eletrônicos, mostram imagens de circuito de segurança divulgados pelo Gabinete de Segurança Institucional no domingo (23).

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes derrubou o sigilo das imagens, que foram gravadas por 33 câmeras e somam 160 horas.

Nas imagens, é possível observar que um homem vestido com camisa da Seleção e o rosto coberto por uma bandeira do Brasil se aproxima do equipamento, que fica ao lado do relógio de Balthazar Martinot, do século XIX, que seria destruído em seguida. O invasor mexe no compartimento que libera as cédulas, se agacha e tenta puxar o dispositivo, mas não consegue nada.

Outras pessoas passam pelo corredor e o invasor segue sem ser incomodado. Às 16h02 ele conversa com outro homem que atacou o Palácio do Planalto. Ele também veste camisa amarela da Seleção e carrega uma espécie de tripé.

O homem desiste de abrir o caixa eletrônico, passa em frente à câmera mexendo no celular e vai embora.

O então ministro do GSI, Gonçalves Dias, pediu demissão após uma leva de imagens ser divulgada pela CNN na última semana. Ele é visto com militares do gabinete pelos corredores em meio à ação dos invasores.

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo