O deputado federal Felipe Becari (União-SP) apresentou projeto de lei para tornar a expressão “vira-lata caramelo” manifestação cultural imaterial do país. O projeto de lei foi apresentado na sexta-feira (14) e se refere ao animal como “um dos cachorros mais populares e amados do Brasil” e um símbolo do país.
Becari classifica os vira-latas caramelo como cães de porte médio, com pelo curto e pelagem em tons de marrom, desde o mais claro até o mais escuro, com predominância da cor preta no focinho. “Seus olhos são marcantes e simpáticos. O que torna esses animais especiais é a sua mistura de raças, que resulta em uma grande variedade de características físicas e comportamentais. Além de serem muito bonitos, os vira-latas caramelo são também conhecidos pela sua inteligência e carinho”, afirma o parlamentar.
Ainda segundo a justificativa da proposta, a diversidade genética em razão da mistura de raças torna os vira-latas caramelos muito saudáveis, resistentes a doenças e com expectativa de vida mais longa do que os cães de raça pura.
Apesar de todas essas características, Felipe Becari aponta que os vira-latas ainda sofrem preconceito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Na visão do parlamentar, os cães caramelos, a partir da sua popularidade, estão transformando este cenário.
“Cães que antes eram ignorados em feiras de adoção, graças a essa popularização, passaram a ser vistos com outros olhos. No geral, podemos dizer que os vira-latas caramelo são uma parte importante da cultura brasileira e representam muito mais do que apenas um tipo de cachorro. Eles são símbolos de lealdade, amor e respeito aos animais, e ajudam a mostrar que a diversidade é uma das nossas maiores riquezas”, conclui o deputado federal.