O deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) comparou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a autocratas como Mao Tsé-Tung, Adolf Hitler, Josef Stalin e Fidel Castro. A declaração foi dada nesta terça-feira (11), durante audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. O encontro contou com a participação de Flávio Dino (PCdoB), ministro da Justiça.
“Mao-Tsé-Tung, Hitler, Stalin, Fidel Castro e Lula. Todos eles têm algo em comum. A vontade de desarmar o cidadão”, disse Bilynskyj.
A comparação ocorreu enquanto o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tecia críticas à decisão de Lula de
O ministro, então, pediu um “desagravo” em nome de Lula e refutou a comparação entre Lula e os líderes políticos internacionais citados.
“São companhias que não têm nenhuma pertinência biográfica com o presidente Lula. Em segundo lugar, até o presente momento, não houve nenhuma apreensão de armas legais no Brasil. O que houve foi a apreensão de armas ilegais — milhares”, rebateu.
A sessão foi marcada por um bate-boca entre deputados. A audiência
“Não é uma questão de governo. É uma questão de lei. Temos, no Brasil, um conjunto de leis que fazem com que tenhamos uma diferença. Diferença que, reconhecemos, é legítima no regime democrático. Confio nas polícias e acho que elas merecem consideração e confiança”, pontuou.
Veja o vídeo: