Ouvindo...

Silveira defende mudança na politica de preços da Petrobras: ‘Paridade de importação é um absurdo’

Ministro de Minas e Energia afirmou que governo avalia mudança na política de preços da Petrobras

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que governo vai mudar política de preços da Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que o governo federal vai mudar a política de preços dos combustíveis praticada pela Petrobras. A ideia é adotar medidas que levam em conta diretrizes do mercado interno e não mais do mercado externo.

Veja mais: Petrobras pode reduzir preço da gasolina, diz presidente da companhia

Em entrevista ao canal GloboNews, na manhã desta quarta-feira (5), Alexandre Silveira afirmou que a mudança na política de preços da Petrobras vai resultar em uma redução entre R$0,22 e R$0,25 no preço do litro do diesel.

“O tal PPI (Preço por Paridade de Importação) é um verdadeiro absurdo. Nós temos que ter o que eu tenho chamado de PCI, Preço de Competitividade Interno”, afirmou Silveira.

Segundo o ministro, a estatal voltará a ter como uma de suas funções amortecer o impacto de crises internacionais no preço do combustível nas refinarias do país.

“A Petrobras vai continuar sendo respeitada na sua governança, vai continuar sendo respeitada na sua natureza jurídica. Mas nós vamos exigir da Petrobras, como controladores da Petrobras, que ela respeite o povo brasileiro. Que ela cumpra o que está nas Lei das Estatais e na Constituição Federal, sua função estatal, que é criar um colchão de amortecimento nessas crises internacionais de preço dos combustíveis”, explicou.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.