Sem agendas oficiais por conta de uma pneumonia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, na noite desta sexta-feira (24), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Mais cedo, o petista reuniu ministros e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), para alinhar o planejamento do governo na próxima semana, quando ele estará em viagem oficial à China.
A reunião de Lula com Lira foi confirmada pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, e pelo secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macedo.
“Como Lula vai viajar acompanhado do presidente do Senado [Rodrigo Pacheco], é importante que ele fale com Arthur Lira antes da viagem”, informaram os ministros durante entrevista coletiva na tarde desta sexta.
Lira enfrenta um cabo-de-guerra com Pacheco por conta do rito de tramitação das Medidas Provisórias no Congresso Nacional. O presidente da Câmara quer que as MPs sejam votadas pelos parlamentares direto do plenário, sem que passem, antes, por comissões mistas. Esse foi o rito adotado nos últimos anos, por conta da pandemia de covid-19, que forçou que deputados e senadores atuassem de forma remota no Parlamento.
Por sua vez, Rodrigo Pacheco determinou que o rito fosse suspenso no Congresso Nacional e que as comissões mistas voltassem a ser formadas para avaliarem os textos de autoria da Presidência da República.