O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um pedido de intervenção das Forças Armadas no Rio Grande do Norte com base no artigo 142 da Constituição Federal. O pedido é assinado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).
O estado da região Nordeste vive uma onda de violência que atinge várias cidades depois que o
Os ataques, que culminaram com incêndios a ônibus e prédios públicos e tiros contra bases policiais, se espalharam, nos últimos dias, por mais de 20 cidades, incluindo a capital potiguar, Natal. Empresas de ônibus recolheram suas frotas e aulas chegaram a ser suspensas no estado.
Confira também:
Vídeo: criminosos ateiam fogo em posto de combustível no Rio Grande do Norte Rio Grande do Norte registra tiroteios em segundo dia de ataques
De acordo com Pacheco, militares das Forças Armadas poderiam se juntar a policiais militares e da Força Nacional.
“Reconheço o notável empenho das forças de segurança do estado e Nacional neste momento, às quais se podem somar as Forças Armadas, a critério do presidente da República. O importante é garantir a paz no Estado o mais rapidamente possível”, disse Pacheco ao encaminha pedido de intervenção federal.
O pedido do senador Valentim usa o artigo 142 da Constituição Federal, que prevê que as Forças Armadas “destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.