Ouvindo...

Artigo 142: Pacheco envia a Lula pedido de intervenção das Forças Armadas no RN

Senador do Rio Grande do Norte enviou pedido para militares se juntarem a policiais no combate a onda de ataques provocados por criminosos

Rodrigo Pacheco enviou pedido de senador para acionar Artigo 142 em intervenção no Rio Grande do Norte

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um pedido de intervenção das Forças Armadas no Rio Grande do Norte com base no artigo 142 da Constituição Federal. O pedido é assinado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).

O estado da região Nordeste vive uma onda de violência que atinge várias cidades depois que o líder de uma facção criminosa foi transferido para uma penitenciária federal.

Os ataques, que culminaram com incêndios a ônibus e prédios públicos e tiros contra bases policiais, se espalharam, nos últimos dias, por mais de 20 cidades, incluindo a capital potiguar, Natal. Empresas de ônibus recolheram suas frotas e aulas chegaram a ser suspensas no estado.

Confira também:

De acordo com Pacheco, militares das Forças Armadas poderiam se juntar a policiais militares e da Força Nacional.

“Reconheço o notável empenho das forças de segurança do estado e Nacional neste momento, às quais se podem somar as Forças Armadas, a critério do presidente da República. O importante é garantir a paz no Estado o mais rapidamente possível”, disse Pacheco ao encaminha pedido de intervenção federal.

O pedido do senador Valentim usa o artigo 142 da Constituição Federal, que prevê que as Forças Armadas “destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.