Ouvindo...

Zelensky diz estar ‘ansioso’ para se reunir com Lula e quer encontro na Ucrânia

Presidente ucraniano diz que Lula pode ser uma ponte para ampliar o diálogo com a América Latina e quer reunião “olho a olho”

Zelensky diz ter convidado Lula para ir à Ucrânia e quer encontro “olho a olho” com presidente brasileiro

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky afirmou, nesta sexta-feira (24) estar “ansioso” para se encontrar com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi dada em uma entrevista coletiva na data em que a invasão da Ucrânia pelas tropas russas completa um ano.

“Eu mandei para ele um convite para visitar a Ucrânia. Eu estou realmente ansioso para encontrar com ele e gostaria muito que ele me ajudasse e me apoiasse com uma plataforma para conversar com a América Latina. Estou realmente interessado nisso”, afirmou o ucraniano, ao responder a uma pergunta do jornalista Sérgio Utsch, do SBT, enviado a Kiev.

Zelensky disse, ainda, que reconhece que o Brasil está apoiando a soberania ucraniana e que “para nós, isso é de suma importância, especialmente agora”.

“Eu estou apenas esperando pelo nosso encontro porque, você sabe, no olho a olho, cara a cara, eu serei mais compreendido e a Ucrânia será mais compreendida”, afirmou.

Nos últimos dias, ganhou destaque uma proposta apresentada por Lula para criar o que ele chamou de “clube da paz” para discutir uma mediação para a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Nesta quinta-feira (24), o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, disse que o presidente Vladimir Putin analisa a proposta.

“Tivemos ciência das declarações do presidente do Brasil sobre uma possível mediação para encontrar caminhos políticos para evitar uma escalada na Ucrânia, corrigindo erros de cálculo no campo da segurança internacional com base no multilateralismo e considerando os interesses de todos os atores”, afirmou.

Segundo Lula, a proposta foi apresentada a outros líderes mundiais, como o chanceler alemão, Olaf Scholz, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e da França, Emmanuel Macron.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.