O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), se reúne nesta quarta-feira (22) com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), para tratar de respostas para os problemas causados pelas mudanças climáticas. Ambos sobrevoaram as áreas afetadas por deslizamentos nos últimos dias.
Tarcísio transferiu seu gabinete para São Sebastião, no litoral norte do estado, para acompanhar de perto as ações emergenciais para conter os danos de uma tempestade que deixou ao menos 48 mortos na região.
Leia mais:
Criança é resgatada no colo da mãe morta sob os escombros em São Sebastião Moradores de São Sebastião estão sem água potável há quatro dias Tragédia no litoral Paulista: Vinte e dois corpos ainda não foram identificados
“A ministra tem lutado contra as mudanças climáticas. Tenho certeza que vamos falar, no final das contas, de futuro, de prevenção, como é que a gente vai tornar as estruturas das cidades mais resilientes para esses eventos que, seguramente, vão ser cada vez mais frequentes”, afirmou
O governador de São Paulo também ressaltou que o litoral norte de São Paulo recebeu o maior volume acumulado de chuvas da história do país, 682 milímetros, e disse que isso é “sinal de que alguma coisa mudou”.
“A gente teve a maior chuva da história registrada nesse episódio, nunca choveu tanto, nunca tivemos registro em lugar nenhum do Brasil, nem na Amazônia, sinal de que a alguma coisa mudou. Essa é uma, preocupação da ministra Marina [Silva] que, hoje, responde no governo federal por essa questão da mudança climática e tenho certeza que a pauta principal da reunião é o futuro: como se preparar para esses eventos e ver o que a gente pode fazer em termos de prevenção”, declarou a jornalistas nesta quarta-feira (22).