Ouvindo...

PT quer convocar presidente do Banco Central para explicar taxa de juros no Congresso

Diretório Nacional do partido aprovou resolução para que parlamentares convoquem Roberto Campos Neto à Câmara e ao Senado

PT quer que Roberto Campos Neto justifique política de juros no Congresso Nacional

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou na noite desta segunda-feira (13) uma resolução para que deputados e senadores do partido convoquem o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para explicar, no Congresso, a taxa de juros determinada pela autoridade financeira.

“Tiramos a posição do PT para convocar o presidente do BC para fazer explicação ao Congresso Nacional. Afinal, ele está indo ao Roda Viva e outras TVs, é importante que ele vá também ao Congresso Nacional”, afirmou a presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, endossou o discurso em uma publicação no Twitter.

Nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades do PT centraram fogo contra Campos Neto e a decisão do BC de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano.

“Não existe justificativa nenhuma para que a taxa de juros esteja em 13,5%. É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que deram para a sociedade brasileira”, afirmou o presidente no dia 6 de fevereiro.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.