Ouvindo...

Acompanhada de cachorro, suplente de Léo Burguês toma posse na Câmara de BH

Janaina Cardoso assume vaga do vereador que renunciou ao mandato na última semana

Janaina Cardoso (União) tomou posse nesta segunda-feira

Primeira suplente do vereador Léo Burguês (União), que renunciou ao seu mandato na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) na última semana, Janaina Cardoso (União), tomou posse nesta segunda-feira (13), em sessão plenária do Legislativo. A vereadora assinou o termo de posse acompanhada de seu cachorro, Ralph.

Janaina Cardoso deveria ter sido empossada na última quinta-feira (9), mas como estava em débito com a Justiça Eleitoral, a cerimônia foi adiada para que ela pudesse pagar uma multa e regularizar sua situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A situação foi regularizada na noite de sexta-feira (10).

Janaina Ester Cardoso Teixeira Dias (PL) tem 47 anos e é ex-mulher do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL), que ocupou o cargo de ministro do Turismo durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), entre os anos de 2019 e 2020.

Ela obteve 3.717 votos nas eleições de 2020 e ficou na primeira suplência. Com a renúncia de Burguês, ela assume a cadeira na CMBH, onde ficará até o término do mandato, em janeiro de 2025.

Léo Burguês renuncia ao cargo

O vereador Léo Burguês (União Brasil) renunciou ao cargo na última quarta-feira (8), apesar de ter dito que não abriria mão do mandato e que iria se defender das acusações de peculato, corrupção passiva e corrupção ativa durante as investigações.

Em sessão plenária, a Mesa Diretora leu o pedido de cassação por quebra de decoro parlamentar, assinado pelo advogado Mariel Marra, mas os parlamentares não chegaram a votar sobre a abertura do procedimento. Antes disso, Léo Burguês anunciou que renunciaria ao cargo e protocolou o pedido de renúncia.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.