Ouvindo...

Lula desembarca nos EUA para agenda de dois dias que inclui encontro com Biden

Presidente passará a noite na Blair House, residência oficial para autoridades convidadas pelo presidente dos Estados Unidos

Lula e Janja desembarcaram em Washington no início da noite desta quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, no início da noite desta quinta-feira (9), em Washington, nos Estados Unidos, onde terá uma série de agendas oficiais, incluindo um encontro bilateral com o presidente norte-americano Joe Biden.

Lula e Janja passarão a noite na Blair House, residência oficial do governo norte-americano preparada para receber autoridades convidadas para o país.

A delegação brasileira no país é composta pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial), além do líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT), o secretário-executivo do ministro o Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa e o assessor da Presidência, Celso Amorim.

A visita de Lula aos Estados Unidos inclui um encontro com o senador Bernie Sanders e deputados do partido Democrata. Alguns deles assinaram cartas ao presidente Joe Biden pedindo um posicionamento sobre a extradição ou a não-renovação do visto de permanência nos Estados Unidos, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - que está na Flórida desde 30 de dezembro.

Além disso, Lula também se reúne com líderes de sindicatos norte-americanos antes de ter uma reunião a portas fechadas com Biden. O presidente retorna ao país no próximo sábado (11).

Relações Brasil-EUA

De acordo com o Itamaraty, o encontro marcará um “impulso renovado” para as relações entre Brasil e EUA, tendo como base a defesa da democracia, o combate ao discurso de ódio e desinformação, promoção dos direitos humanos e o combate à mudança climática.

“Também estarão na pauta os temas de comércio e investimentos, inclusive integração das cadeias produtivas, transição energética, redução da fome e da pobreza e segurança alimentar. Ambos os líderes conversarão, igualmente, sobre as principais questões da agenda internacional, como paz e segurança e G-20", afirma em comunicado o Ministério das Relações Exteriores.

Ainda de acordo com a pasta, cerca de 2 milhões de brasileiros vivem nos Estados Unidos, o que a torna a maior comunidade de cidadãos do Brasil foram do país. Os EUA são o segundo parceiro econômico do Brasil e, no ano passado, a troca comercial entre os países foi de US$ 88,7 bilhões.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.