Ouvindo...

Bolsonaro entra com pedido de visto por mais 6 meses nos EUA, diz jornal

Ex-presidente chegou aos Estados Unidos no dia 30 de dezembro e só deu entrada na papelada na última sexta (27), segundo o Financial Times

Bolsonaro desembarcou nos Estados Unidos no dia 30 de dezembro e pediu visto para mais 6 meses

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com um pedido de visto para estender sua permanência nos Estados Unidos por mais seis meses. A informação é do jornal norte-americano Financial Times, publicada nesta segunda-feira (30).

Citando um advogado de Bolsonaro, Felipe Alexandre, o jornal diz que o pedido foi recebido pelas autoridades dos Estados Unidos na última sexta-feira (27) e que ele teria orientado o ex-presidente a não deixar o país até que o pedido seja formalmente analisado, o que pode demorar meses.

Bolsonaro deu entrada nos Estados Unidos no dia 30 de dezembro, na véspera do término do seu mandato, utilizando o visto A-1, concedido a chefes de estado ou de governo. O visto se encerrou no dia 1º de janeiro, mas há um período de 30 dias para que ele possa ser utilizado. Desta forma, o visto de entrada de Bolsonaro no país norte-americano vence nesta terça-feira (31).

Leia também: Bolsonaro pode ser extraditado para o Brasil? Veja o que diz tratado assinado com EUA

Na última semana, o senador Flávio Bolsonaro (PL), filho mais velho do ex-presidente declarou que não tinha informações sobre o retorno do pai ao Brasil e que ele poderia retornar ao país “amanhã, daqui a seis meses ou nunca”.

Democratas contra Bolsonaro

A permanência do ex-presidente brasileiro nos Estados Unidos, no entanto, encontra resistência por parte de políticos do partido Democrata. Há duas semanas, mais de 40 deputados formalizaram um pedido para que o presidente americano Joe Biden reavalie o visto do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).

A carta, assinada por alguns dos principais membros do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, foi enviada no dia 11 de janeiro a Biden, dias após os ataques realizados por apoiadores de Bolsonaro contra os prédios do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.

“O ataque ilegal e violento em 8 de janeiro contra as instituições do governo brasileiro foi construído após meses de invenções pré e pós-eleitorais do Sr. Bolsonaro e seus aliados, alegando que a eleição presidencial de 30 de outubro havia sido roubada”, diz a carta.

Ainda, os parlamentares citam outras ocasiões em que o ex-presidente “ameaçou instituições democráticas” brasileiras e afirmam que a “desinformação” e “omissão em pedir aos apoiadores que aceitassem os resultados da eleição” incitaram a manifestação criminosa.

Após a repercussão da invasão à Praça dos Três Poderes, em Brasília, os parlamentares solicitaram que o governo norte-americano tome medidas para que o país não seja utilizado como “refúgio” pelo ex-presidente. Bolsonaro está nos Estados Unidos desde 30 de dezembro, quando deixou o Brasil em um voo das Forças Armadas dias antes do fim oficial do mandato, possivelmente utilizando passaporte e vistos diplomáticos para chefes de estado.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.