A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), oficializou nesta sexta-feira (20), a escolha da economista Luciana Servo para a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Luciana é servidora do órgão desde 1988 e é pesquisadora do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Luciana Servo é economista graduada pela Universidade de Brasília (UnB), fez mestrado na Universidade de São Paulo (USP) e doutorado na UFMG.
De acordo com o Ministério do Planejamento, ela tem atuação focada em temas da área da Saúde, como “Avaliação de políticas de saúde”, “Prioriza SUS”, “Contas SHA para o Brasil” e “Conta Satélite de Saúde”.
“Luciana torna-se a terceira mulher a comandar o órgão e a primeira mulher negra”, destacou o Planejamento.
Entre os trabalhos desenvolvidos por Luciana no órgão estão relatórios do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), um estudo sobre a demanda e a oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida durante a pandemia, além da análise sobre o gasto dos municípios em atenção primária à saúde no Brasil.