Uma réplica da Constituição Federal de 1988 que foi roubada durante a invasão e depredação ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) foi recuperada e será devolvida, nesta sexta-feira (13), à presidente da Corte, ministra Rosa Weber.
O documento ficava em uma exposição no Salão Branco do STF, que foi invadido e destruído por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no último domingo (8).
A apreensão foi confirmada pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), por meio de uma publicação em rede social. Dino irá à sede do Supremo para entregar a réplica a Rosa Weber.
Ao todo, existem quatro réplicas da Constituição aprovada em 1988. O exemplar original está exposta no Museu da Suprema Corte, que não foi alvo da ação de golpistas.
‘A Constituição venceu’
Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (13), para homenagear os envolvidos na Operação Garantia da Democracia, como foi apelidada a reação aos atos golpistas em Brasília, Dino contou que uma das pessoas queria “rasgar” o exemplar.
“Um dos gestos terroristas era um senhor que subtraiu a Constituição, ou recebeu de quem subtraiu, e ele ergue a Constituição como uma espécie de trunfo. Ele disse [em interrogatório], que o objetivo era rasgar a Constituição. Ele não destruiu e ela está aqui e venceu. O que significa que o Brasil venceu”, afirmou.