Ouvindo...

Bolsonaro pode ser extraditado para o Brasil? Veja o que diz tratado assinado com EUA

Ao menos dois pedidos de extradição foram encaminhados ao STF para que Bolsonaro seja enviado de volta ao Barsil

Bolsonaro desembarcou nos EUA em 30 de dezembro, antes do término do mandato

A visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos pode terminar antes do que ele havia planejado? Hospedado na mansão do ex-lutador de MMA, José Aldo, na cidade de Orlando, na Flórida, Bolsonaro desembarcou em território norte-americano em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) no dia 30 de dezembro de 2022, dois dias antes do término de seu mandato.

Nesta segunda-feira (9), ao menos dois pedidos de extradição foram encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que possa proceder, junto às autoridades norte-americanas, para a extradição do ex-presidente.

Um deles foi petição do senador Renan Calheiros (MDB-AL), opositor a Bolsonaro, endereçada ao ministro Alexandre de Moraes. Ele pede que o ex-presidente seja enviado de volta ao Brasil para que explique, em até 72 horas, sua relação com os apoiadores que invadiram a praça dos Três Poderes e destruíram os prédios do Congresso Nacional, STF e o Palácio do Planalto.

Outro pedido, semelhante, foi feito pela deputada eleita Luciene Cavalcanti (PSOL-SP).

Parlamentares norte-americanos defendem extradição

Desde que as imagens da destruição dos prédios públicos passaram a correr o mundo, autoridades políticas e congressistas norte-americanos passaram a defender que Bolsonaro seja mandado de volta ao Brasil.

Leia mais:

A deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez lembrou a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, e disse que os Estados Unidos devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida.

Já o deputado democrata pelo Texas, Joaquin Castro, disse que Bolsonaro está se escondendo nos Estados Unidos para deixar de prestar contas pelos seus crimes

A deputada Anna Eskamani cobrou o governador da Flórida, Ron de Santis. “Por que está dando refúgio a Jair Bolsonaro na Flórida? É porque você apoia regimes fascistas de extrema direita”, questionou.

Até quando Bolsonaro pode ficar nos Estados Unidos?

Bolsonaro deixou o Brasil no dia 29 de dezembro de 2022 e desembarcou nos Estados Unidos no dia seguinte, quando ainda era o presidente do país. Ele entrou legalmente nos EUA com visto A, que é concedido a autoridades e chefes de Estado.

Esse visto, no entanto, tem uma duração especifica, de 30 dias, e deve ser trocado após esse prazo já que a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos não se trata de uma visita oficial.

Bolsonaro pode ser extraditado para o Brasil?

Brasil e Estados Unidos mantém em vigor, desde 1965, um Tratado de Extradição. O documento, assinado ainda durante a ditadura militar, pelo general Castello Branco, prevê uma série de crimes ou delitos que justificam a extradição de um cidadão do outro país.

“Cada Estado Contratante concorda, nas condições estabelecidas pelo presente Tratado e de acordo com as formalidades legais nele vigentes, com a entrega recíproca dos indivíduos que, encontrando-se em seu território, tenham sido processados ou condenados, por qualquer dos crimes ou delitos especificados no artigo II”, diz trecho do documento.

O artigo II elenca dezenas de crimes que são passíveis de extradição. Confira alguns deles:

  • Homicídio

  • Estupro

  • Lesões corporais

  • Incêndio

  • Dano doloso e ilegal em edifícios públicos ou privados

  • Roubo

O Tratado diz, ainda, que é passível de extradição o cidadão da outra nacionalidade se houver tentativa de qualquer dos crimes elencados no documento ou que ele tenha participado dos crimes.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.