O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), negou que o governo Lula esteja estudando uma proposta para alterar a reforma da Previdência.
Ao deixar a cerimônia de posse do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Costa desautorizou o seu colega de ministério Carlos Lupa, chefe da pasta da Previdência.
“Não há nenhuma proposta sendo analisada ou pensada neste momento para revisão de reforma, seja previdenciária ou outra. Neste momento não tem nada sendo elaborado”, afirmou Costa. Ele afirmou que o presidente Lula deverá bater o martelo sobre o assunto, mas que ainda não há nada sendo elaborado.
Na terça-feira (3), ao tomar posse na Previdência, Carlos Lupi afirmou que uma comissão com representantes de sindicatos patronais, empregados, aposentados e representantes do Executivo vão discutir o que ele chamou de “antirreforma”.
“Vou criar uma comissão quatripartite (sindicatos patronais, dos aposentados, do governo, centrais sindicais). Nós precisamos discutir com profundidade o que foi essa antirreforma. Nós queremos que toda arrecadação destinada constitucionalmente para a Previdência esteja no balanço da Previdência porque não é favor nenhum (...) O encargo do BPC (Benefício de Prestação Continuada) é do Orçamento, é do Tesouro Nacional. Colocam esse encargo na Previdência para dizer que ela é deficitária. Não contam o PIS, a Cofins, as contrapartidas dos bancos, se esquecem para levar a população à mentira. A Previdência não é deficitária”, disse Lupi ao tomar posse.