O presidente Nacional do PDT e ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi (2007-2011), segundo fontes do partido, foi convidado para assumir o Ministério da Previdência no Governo Lula e estaria “encantadíssimo”.
No entanto, a chefia da pasta não agrada a todos os pedetistas. Procurado para repercutir o convite ao PDT, o presidente do Partido em Minas, deputado federal Mário Heringer, é contrário. “Se o PDT aceitar é uma indignidade. É preferível apoiar o governo sem aceitar esse ministério que é a tampa da sepultura da identidade do PDT. É tentar administrar uma massa falida, de uma área que sofreu uma reforma contra os nossos princípios e que não há possibilidade de mudar isso a curto e médio prazo. Poderia ter dado a previdência também pro Luiz Marinho (presidente do PT em São Paulo, anunciado como Ministro do Trabalho)”, disse o presidente do PDT à coluna.
A partir desta quarta (28), Lula anuncia os nomes de novos ministros. O senador Alexandre Silveira (PSD-MG) deve ser confirmado como ministro de Minas e Energia.