O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a aprovação da PEC da Transição, que liberou o futuro governo para gastar acima do teto em 2023, e disse que a proposta foi necessária por causa da irresponsabilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Quero agradecer aos presidentes do Senado e da Câmara e aos líderes dos partidos. É a primeira vez que um presidente da República começa a governar antes da posse. Fizemos uma PEC e todos sabem que essa PEC não é nossa, essa PEC é para cobrir a irresponsabilidade do governo que vai sair, que não tinha colocado dinheiro necessário para cumprir o que ele prometeu”, afirmou o petista.
Lula fez um discurso na manhã desta quinta-feira (22) ao receber os relatórios finais elaborados pela equipe de transição. O petista prometeu que seu governo terá foco no combate às desigualdades sociais e que “não precisa de puxa-saco ou tapinhas nas costas”, mas cobranças para que as ações do governo saiam do papel.
“Trabalharei mais do que trabalhei nos últimos governos. Se, ao terminar meu mandato, cada brasileiro e brasileira estiver tomando café, almoçando e jantando todo dia, se as pessoas não estiverem dormindo na rua, eu serei o homem mais feliz do planeta Terra”, afirmou Lula.