Ouvindo...

Deputado provoca petistas em diplomação com cartaz para Bolsonaro

Sargento Rodrigues driblou cerimonial do TRE-MG e exibiu cartaz com a frase: ‘Bolsonaro, legítimo presidente’

Deputado Sargento Rodrigues exibiu cartaz para plateia e foi vaiado

A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em Minas Gerais foi marcada por uma provocação do deputado bolsonarista Sargento Rodrigues (PL), eleito para mais um mandato para a Assembleia Legislativa. Após receber o diploma do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele tirou um cartaz do bolso um cartaz com a frase: “Bolsonaro, legítimo presidente” e exibiu para a plateia. O público reagiu com gritos de “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.

Neste ano, o cerimonial do TRE-MG proibiu que parlamentares levassem cartazes com manifestações políticas devido a um incidente que quase culminou um agressão física na diplomação realizada quatro anos atrás.

Rodrigues, no entanto, deu um jeito de driblar a organização e mostrou o cartaz a favor de Bolsonaro de cima do palco da Sala Minas Gerais, que tradicionalmente recebe os concertos da Orquestra Filarmônica mas que, nesta segunda-feira (19), foi palco da diplomação dos eleitos.

Há quatro anos, no Palácio das Artes, os deputados federal, Rogério Correia (PT) e Cabo Junio Amaral (PL), quase foram às vias de fato por causa de um cartaz escrito: “Lula Livre”.

Diplomação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o vice-governador eleito, Mateus Simões (Novo) foram diplomados nesta segunda-feira (19), em uma cerimônia organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A diplomação é uma solenidade oficial e de praxe organizada pela Justiça Eleitoral, que marca o fim das eleições. Com o resultado das urnas eletrônicas homologado, os candidatos eleitos recebem um diploma que os autoriza a tomar posse.

Além de Zema e Simões, também foram diplomados o senador eleito Cleitinho Azevedo (PSC) e seus dois suplentes, além de 53 deputados federais e 77 deputados estaduais.

No caso dos eleitos para cargos do Executivo, a posse se dá em 1º de janeiro de 2023. Para os ocupantes dos demais cargos, a data de posse é 1º de fevereiro do ano que vem.

Os diplomas foram entregues na seguinte ordem:

  • Governador e vice

  • Senador e suplentes

  • Deputadas e deputados federais

  • Deputadas e deputadas estaduais

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.