Ouvindo...

Ex-juiz pede que Superior Tribunal Militar decrete prisão preventiva de Moraes

Issao Koressawa apresentou pedido de prisão preventiva contra ministro do Supremo

Ministro Alexandre de Moraes teve decisões questionadas e é contestado por bolsonaristas

O ex-juiz Wilson Issao Koressawa fez uma representação criminal no Superior Tribunal Militar (STM) pedindo a prisão preventiva do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Veja mais: Moraes atende pedido de Lira e libera perfis de deputados nas redes sociais

Koressawa é uma figura frequente nos protestos contra o Supremo e já foi autor de outro pedido de prisão de ministro do STF. Em janeiro deste ano, ele entrou com um pedido de prisão contra o apresentador da TV Globo Willian Bonner - ação que já foi negada pela Justiça.

A ação contra Moraes será analisada pelo ministro Artur Vidigal de Oliveira. Os documentos do processo não estão disponíveis para o público.

Koressawa foi juiz no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) de 1994 a 2001 e, posteriormente, atuou como promotor de Justiça no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), onde se aposentou em 2011 por invalidez permanente.

Atualmente, atua como advogado e tem atuação política. Na eleição deste ano, foi candidato a deputado federal pelo PTB. Ele já havia disputado eleições anteriores para o Legislativo sem conseguir se eleger.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.