Ouvindo...

Governo federal recua e cancela o bloqueio de verbas para universidades

Instituições alertaram para problema de caixa quando o corte foi anunciado no início desta semana

O governo federal recuou e cancelou o bloqueio de recursos para universidades que havia sido feito no início desta semana. As entidades de ensino conseguiram liberar os recursos nesta quinta-feira (1º).

O bloqueio havia travado mais de R$ 1,7 bilhões na área de educação, afetando principalmente as universidades e institutos federais. Na UFMG, a reitora Regina Goulart estimou que o impacto poderia chegar a R$ 10 milhões e a federal mineira teria dificuldades em fechar as contas do ano.

Veja mais: UFMG diz que não conseguirá fechar as contas de 2022 se bloqueio de verbas não for revisto

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) informou que continuará atenta aos riscos de novos cortes e bloqueios.

Na segunda-feira (29), após o anúncio do bloqueio feito por determinação do Ministério da Economia, o Ministério da Educação informou que iria trabalhar para assegurar os recursos previstos para o ano.

"É importante destacar que o MEC mantém a comunicação aberta com todos e mantém as tratativas junto ao Ministério da Economia e à Casa Civil para avaliar alternativas e buscar soluções para enfrentar a situação”, disse o MEC.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais