O ex-ministro da educação e integrante da equipe de transição de governo, Fernando Haddad (PT), revelou que é uma determinação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que se priorize a reforma tributária para 2023. Haddad participou na tarde desta sexta-feira (25) do Almoço Anual de Dirigentes de Bancos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), representando Lula, que se recupera de uma cirurgia.
Ainda de acordo com Haddad, a reforma tributária estaria na agenda de Lula desde o primeiro governo petista. “A determinação clara do presidente Lula é que nós possamos dar logo no início do próximo governo prioridade total à reforma tributária”, disse.
Fernando Haddad é um dos nomes mais cotados para o Ministério da Fazenda e, segundo o jornal O Estado de São Paulo, a presença do ex-ministro seria uma espécie de “teste” para os economistas. Haddad, entretanto, deixou claro durante seu discurso que estava representando o presidente eleito: “Vou falar em nome do presidente Lula, não em meu nome”.