O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma pronunciamento nesta quarta-feira (16) durante a Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-27), realizada no Egito.
“Indo dormir. Aqui no Egito são 5 horas de diferença. Amanhã estarei na #COP27, no encontro Carta da Amazônia, 6h do Brasil. E farei um pronunciamento 12h15 do horário brasileiro, na área da ONU. O Brasil está de volta ao mundo para debater a questão climática”, escreveu o presidente eleito.
A expectativa é que o encontro “Carta da Amazônia - uma agenda comum para a transição climática” seja colaborativo com os governadores Waldez Góes (PDT-AP), Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO).
Helder convidou Lula para a COP27. Depois, também recebeu convite da organização do evento.
O presidente eleito está acompanhado da deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), cotados para assumir ministérios no Governo Lula.
Os senadores petista Jean Paul Prates (RN), Jaques Wagner (BA) e Fabiano Contarato (ES) também acompanham o presidente eleito na COP27.