Ouvindo...

Roberto Jefferson é multado em quase R$ 32 mil por homofobia contra ministros do STF

Ex-deputado proferiu declarações durante entrevista veiculada nas redes sociais em 2020

Ex-deputado foi condenado por declarações feitas durante entrevista em 2020

O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) foi condenado por declarações homofóbicas durante uma entrevista em 2020. Segundo decisão da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo, ele deverá pagar multa de quase R$ 32 mil.

Jefferson, que foi preso este ano por atirar contra policiais federais, teria agido com discriminação em razão da orientação sexual, o que é crime previsto em lei. Em entrevista ao canal Questiona-se, publicada no Facebook, o ex-deputado associou a capacidade de julgamento de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com possível orientação sexual.

“Falando em nauseabunda, tem 2 ministros lá [no STF] que têm esses gostos, né? É, tem. Tem ministros de rabo preso e 2 de rabo solto. Um é o Carmen Miranda e o outro é o Lulu Boca de Veludo. É uma coisa… Você imagina 1 homem desses julgando”, disse o ex-deputado na ocasião.

À época, ele foi denunciado à Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) pela ex-vereadora Soninha Francine. Jefferson, segundo a decisão, extrapolou a liberdade de expressão para justificar a LGBTfobia e o preconceito.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.