Ouvindo...

Câmara de BH aprova obrigatoriedade na execução do Orçamento Participativo

Vereadores aprovaram por unanimidade proposta que torna gastos escolhidos por votação popular obrigatórios

Os vereadores de Belo Horizonte aprovaram na terça-feira (8), de forma definitiva, a proposta que torna obrigatório a execução das obras escolhidas no Orçamento Participativo.

A Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) 4/2021 foi aprovada por unanimidade, com apoio de 40 vereadores. Ela será publicada pela presidente da Casa, vereadora Nely Aquino (Podemos) e não precisará passar por avaliação da prefeitura de BH.

De acordo com o texto aprovado, todas as demandas aprovadas no Orçamento Participativo, em votações feitas nas regionais da capital mineira, serão executadas pelo Poder Executivo.

O objetivo é evitar que obras sejam abandonadas ou sofram com atrasos por disputas políticas. Nos últimos anos, o Orçamento Participativo registrou baixa execução orçamentária. Segundo os vereadores da comissão de Orçamento e Finanças Públicas, entre 2019 e 2021, dos cerca de R$ 250 milhões reservados para o programa, apenas 15% foram efetivamente gastos.

O programa que já foi uma das principais vitrines da capital mineira na década de 1990 perdeu força com o passar do tempo. Mais de 130 obras do Orçamento Participativo estão na fila para serem executadas há mais de seis anos.

“O Orçamento Participativo mudou a vida das pessoas na periferia quando elas escolhiam as obras prioritárias para sua região. Temos obras do OP para serem ainda executadas. Por isso, separamos 0,2% da receita corrente líquida para atender a esses projetos. Estou muito feliz em votar esse texto e fazer dele uma realidade”, disse vereador Wilsinho da Tabu (PP), um dos autores da proposta.

“O OP é de fato uma história, mas que não se concluiu. As pessoas sempre falam do projeto com um gostinho de nunca implantarem o que foi combinado. Importante criar uma política que diminua esse estoque de obras, pois o OP tem que ser pra valer”, discursou o vereador Braulio Lara (Novo).

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais