De volta das mini-férias em Trancoso, no litoral da Bahia, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (7) com integrantes da equipe de transição de governo, coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Enquanto não confirma os nomes dos 50 integrantes que farão parte da equipe, o petista lançou uma consulta popular, por meio de seu perfil oficial no Twitter, para saber se o futuro governo deverá retomar o horário de verão.
Em menos de 15 minutos, mais de 100 mil perfis já haviam opinado sobre a questão na rede social.
O término do horário de verão foi uma das primeiras medidas tomadas pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), assim que assumiu o cargo em 2019. Um decreto foi assinado por ele em abril daquele ano.
Na ocasião, Bolsonaro disse que o fim da medida seguia estudos que analisaram a economia de energia durante o período do horário de verão e os efeitos sobre o relógio biológico da população. Naquela época, o então porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros disse que um estudo do Ministério das Minas e Energia fez uma pesquisa que constatou que 53% dos entrevistados pediram o fim do horário de verão.
Até o momento, a enquete de Lula dá um resultado diferente. Dos mais de 160 mil “votos” contabilizados no Twitter, 74% eram favoráveis ao retorno do horário de verão.