Ouvindo...

Lula faz enquete no Twitter sobre retorno do horário de verão

Horário de verão foi revogado por Bolsonaro em abril de 2019, uma das primeiras medidas de seu governo

Presidente eleito, Lula fez enquete no Twitter sobre retorno do horário de verão

De volta das mini-férias em Trancoso, no litoral da Bahia, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (7) com integrantes da equipe de transição de governo, coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Enquanto não confirma os nomes dos 50 integrantes que farão parte da equipe, o petista lançou uma consulta popular, por meio de seu perfil oficial no Twitter, para saber se o futuro governo deverá retomar o horário de verão.

Em menos de 15 minutos, mais de 100 mil perfis já haviam opinado sobre a questão na rede social.

O término do horário de verão foi uma das primeiras medidas tomadas pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), assim que assumiu o cargo em 2019. Um decreto foi assinado por ele em abril daquele ano.

Na ocasião, Bolsonaro disse que o fim da medida seguia estudos que analisaram a economia de energia durante o período do horário de verão e os efeitos sobre o relógio biológico da população. Naquela época, o então porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros disse que um estudo do Ministério das Minas e Energia fez uma pesquisa que constatou que 53% dos entrevistados pediram o fim do horário de verão.

Até o momento, a enquete de Lula dá um resultado diferente. Dos mais de 160 mil “votos” contabilizados no Twitter, 74% eram favoráveis ao retorno do horário de verão.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.