Ouvindo...

Pacheco se reúne nesta terça com relator do Orçamento para discutir piso da enfermagem

Projeto que criou valor mínimo para enfermeiros está suspenso desde semana passada por decisão do STF

Presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se reúne nesta terça-feira com o relator geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), para discutir o pagamento do piso salarial da enfermagem.

A reunião vai acontecer no Palácio do Planalto, uma vez que Pacheco ocupa a presidência interinamente desde que o presidente Jair Bolsonaro deixou o Brasil em viagem para Londres, onde participou do funeral da rainha Elizabeth II, e para Nova York, onde abre nesta terça-feira (20) a Assembleia Geral da ONU.

A previsão é que seja agendada uma sessão deliberativa do Congresso para que os parlamentares possam votar propostas que garantam a fonte de custeio para o pagamento do piso salarial da enfermagem.

Na segunda-feira (19), Pacheco conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre os projetos que podem viabilizar recursos para o pagamento do piso da enfermagem. Na semana passada, o projeto de lei que aprovou o piso foi suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O ministro da Economia não emitiu juízo de valor algum em relação a esses projetos. Ele pediu pra recolher cada uma dessas ideias para levar para a equipe econômica fazer uma avaliação, mas não se comprometeu com nenhum deles. Eu considero muito importante, antes do momento da votação, nós termos o entendimento com o Supremo Tribunal Federal do que se entende como suficiente para poder resolver o problema e implementar o piso nacional da enfermagem”, disse Pacheco.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.