O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se reúne nesta terça-feira com o relator geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), para discutir o pagamento do piso salarial da enfermagem.
A reunião vai acontecer no Palácio do Planalto, uma vez que Pacheco ocupa a presidência interinamente desde que o presidente Jair Bolsonaro deixou o Brasil em viagem para Londres, onde participou do funeral da rainha Elizabeth II, e para Nova York, onde abre nesta terça-feira (20) a Assembleia Geral da ONU.
A previsão é que seja agendada uma sessão deliberativa do Congresso para que os parlamentares possam votar propostas que garantam a fonte de custeio para o pagamento do piso salarial da enfermagem.
Na segunda-feira (19), Pacheco conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre os projetos que podem viabilizar recursos para o pagamento do piso da enfermagem. Na semana passada, o projeto de lei que aprovou o piso foi suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O ministro da Economia não emitiu juízo de valor algum em relação a esses projetos. Ele pediu pra recolher cada uma dessas ideias para levar para a equipe econômica fazer uma avaliação, mas não se comprometeu com nenhum deles. Eu considero muito importante, antes do momento da votação, nós termos o entendimento com o Supremo Tribunal Federal do que se entende como suficiente para poder resolver o problema e implementar o piso nacional da enfermagem”, disse Pacheco.