Ouvindo...

Xi e Putin criticam o Ocidente durante reunião de cúpula realizada na China

Encontro da Organização para Cooperação de Xangai reúne líderes e reforça críticas aos EUA e à Otan

Os presidentes da China e da Rússia criticaram os Estados Unidos e o Ocidente nesta segunda-feira (1) durante uma reunião de cúpula na cidade chinesa de Tianjin

O presidente da China, Xi Jinping, atacou o “comportamento intimidador” de alguns países, em referência aos Estados Unidos, durante a abertura da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), realizada na cidade chinesa de Tianjin, nesta segunda-feira (1º). Ele defendeu o multilateralismo, as Nações Unidas e a Organização Mundial do Comércio, além de pedir oposição à “mentalidade da Guerra Fria”.

Xi destacou que, diante de um cenário mundial de turbulências, é preciso manter o “espírito de Xangai”. Segundo ele, o objetivo é promover uma globalização econômica inclusiva e um sistema de governança internacional mais justo.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também usou a cúpula para criticar os Estados Unidos e seus aliados. Ele afirmou que a guerra na Ucrânia não foi provocada por Moscou, mas por um “golpe de Estado apoiado pelo Ocidente” em Kiev e pelas tentativas de incluir o país na Otan.

Putin classificou a OCX como uma alternativa à aliança militar ocidental e defendeu sua ofensiva militar. Ele ainda agradeceu à Turquia pelo papel de mediador em três ciclos de negociações desde o início do conflito.

Na presença de Xi e Putin, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, elogiou a “parceria estratégica especial e privilegiada” entre seu país e a Rússia. Modi afirmou que a relação se mantém firme mesmo em momentos de crise.

Sobre a guerra, ele declarou desejar que as partes encerrem o conflito “o mais rápido possível” e cheguem a uma paz estável. O discurso acontece em meio à escalada de tensões comerciais entre Índia e Estados Unidos, que aumentaram tarifas contra produtos indianos após a compra de petróleo russo.

Reuniões bilaterais

Putin se reuniu com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e deve se encontrar com o líder iraniano, Masoud Pezeshkian, em meio às pressões da Europa sobre o programa nuclear de Teerã.

Xi Jinping também teve sua primeira reunião com Modi desde 2018. A Índia e a China são rivais ecompetem por influência no sul da Ásia, mas vêm buscando aproximação desde outubro do ano passado, quando Modi se reuniu com Xi pela primeira vez em cinco anos durante um encontro de cúpula na Rússia.

Maior reunião da OCX

A cúpula da OCX começou no domingo (31) e muitos líderes presentes também comparecerão a um desfile militar na quarta-feira (3) em Pequim para celebrar o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

Esta é a maior reunião do bloco desde sua fundação em 2001. As ruas de Tianjin foram tomadas por faixas e cartazes oficiais com palavras como “benefício mútuo” e “igualdade”.

*Com Agência AFP
(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas