Ouvindo...

Governo chinês declara apoio à soberania brasileira após ligação com Lula

A postagem feita pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta terça-feira (12) após a ligação entre Xi Jinping e o presidente Lula

Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, declarou apoio ao Brasil em defesa de sua soberania nacional, logo após a ligação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da República Popular da China, Xi Jinping.

A postagem, feita nesta terça-feira (12) em seu perfil no X (antigo Twitter), afirmou que a China apoia o Brasil na “salvaguarda de seus interesses legítimos”.

Além disso, ela destacou que as relações entre China e Brasil “estão no seu melhor momento histórico, com um bom início e um forte impulso na construção de uma comunidade sino-brasileira”.

A conversa entre os dois presidente ocorreu na segunda-feira (11), a pedido de Lula, em meio à crise provocada pelo ‘Tarifaço’ de Donald Trump.

Leia também

Veja a declaração:

“O presidente Xi Jinping recebeu um telefonema do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva .

As relações China-Brasil estão no seu melhor momento histórico, com um bom início e um forte impulso na construção de uma comunidade sino-brasileira com um futuro compartilhado e no alinhamento de estratégias de desenvolvimento.

A China está pronta para trabalhar com o Brasil para dar o exemplo de união e força entre os principais países do Sul Global e construir um mundo mais justo e um planeta mais sustentável. A China apoia o Brasil na defesa de sua soberania e na salvaguarda de seus interesses legítimos. Os países devem se unir e assumir uma posição clara contra o unilateralismo e o protecionismo”

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo