Ouvindo...

Venezuela acusa EUA de usar IA para gerar vídeo de ataque a ‘terroristas’

O vídeo foi publicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Truth Social, nesta quarta-feira (3)

EUA publicaram vídeo de ataque a barco com ‘terroristas’

O Ministro das Comunicações e Informação da Venezuela, Freddy Ñáñez, acusou os Estados Unidos de usarem inteligência artificial para criar um vídeo de um bombardeio a um suposto navio de drogas no Caribe. O vídeo foi publicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Truth Social, nesta quarta-feira (3).

“Chega de Marco Rubio incentivando a guerra e tentando manchar as mãos do presidente Donald Trump com sangue”, disse Ñañez nas redes sociais.

O ministro, porém, utilizou a IA do Google, Gemini, para verificar a veracidade do vídeo, o que não é tão indicado na checagem de imagens geradas por IA.

Leia também

Vídeo nas redes

O presidente norte-americano havia publicado o vídeo dizendo que, sob ordens dele, as “Forças Militares dos EUA realizaram um ataque cinético contra narcoterroristas identificados positivamente no Tren de Aragua, área de responsabilidade do SOUTHCOM”.

“A TDA é uma Organização Terrorista Estrangeira designada, operando sob o controle de Nicolás Maduro, responsável por assassinatos em massa, tráfico de drogas, tráfico sexual e atos de violência e terror nos Estados Unidos e no Hemisfério Ocidental”, escreveu Trump.

O ataque, ainda de acordo com o presidente, ocorreu enquanto os “terroristas” estavam em águas internacionais transportando “narcóticos ilegais com destino aos Estados Unidos”. Na ocasião, segundo o presidente, 11 narcotraficantes.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.