Ouvindo...

Trump anuncia morte de 11 narcotraficantes em ataque contra barco da Venezuela

Forças americanas dispararam contra o barco em águas internacionais e o destruíram

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump confirmou que 11 integrantes do grupo criminoso Tren de Aragua morreram em um ataque no mar do Caribe. Segundo ele, a embarcação partiu da Venezuela e transportava drogas.

Nessa terça-feira (2), Trump afirmou que forças americanas dispararam contra o barco em águas internacionais e o destruíram. Em publicação na rede Truth Social, classificou os mortos como “terroristas”. O secretário de Estado, Marco Rubio, confirmou a operação, dizendo que se tratou de uma ação antidrogas.

O episódio ocorre em meio a tensões entre Washington e Caracas. O governo venezuelano, comandado por Nicolás Maduro, declarou estado de alerta diante do posicionamento de navios de guerra americanos na região. Maduro acusa os Estados Unidos de ameaças militares, enquanto Washington continua afirmando que a operação tem foco exclusivo no combate ao narcotráfico.

Acusações contra Maduro

As acusações de envolvimento do regime venezuelano com o tráfico de drogas são antigas. Os EUA já ofereceram até US$ 50 milhões por informações que levassem à captura de Maduro. O presidente nega ligação com cartéis e afirma que os Estados Unidos usam as acusações como instrumento de pressão política.

*Com agências

(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas
Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo