A presidente da Comissão Europeia,
A declaração da líder da UE ocorre após a
A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou que conforme as ‘indicações’, a incursão de drones russos na Polônia foi ‘intencional’.
Vale lembrar que a Polônia é um apoio importante da Ucrânia desde o início da invasão russa, já que abriga mais de um milhão de refugiados ucranianos e é um ponto importante de trânsito para a ajuda humanitária e militar ocidental à Ucrânia.
Nesta terça-feira (0), o presidente da Polônia, Karol Nawrocki, alertou que Putin está disposto a ‘invadir outros países’ após a guerra.
Encontro e abate de drones russos
A
Os drones, lançados durante um ataque russo à Ucrânia, foram derrubados e não provocaram vítimas, informou o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk.
Foram identificados mais de 10 ‘objetos hostis’ no espaço aéreo polonês nesta madrugada. Três drones foram abatidos.
“Dezenove violações do espaço aéreo foram identificadas e rastreadas com precisão... no momento temos a confirmação de que três drones foram abatidos”, declarou Tusk no Parlamento, antes de destacar que o balanço é provisório.
“Muitos drones entraram no espaço aéreo polonês durante a noite e encontraram as defesas aéreas polonesas e da Otan”, disse a porta-voz da OTAN, Allison Hart, no X.
A
Varsóvia solicitou à OTAN que ativasse o artigo quatro do tratado, que estabelece os membros realizarão consultas quando, no julgamento de qualquer um deles, a ‘integridade territorial, a independência política ou a segurança’ de algum membro for ameaçada.
Kremlin se nega a comentar
*Com AFP