Ouvindo...

União Europeia condena ataque ‘recorde’ da Rússia a Kiev e detona Putin

Segundo a aeronáutica ucraniana, o país vizinho disparou ao menos 823 drones e 13 mísseis, número apontado como recorde

Pela primeira vez, um prédio do governo ucraniano em Kiev foi atingido por um bombardeio russo

A União Europeia condenou, neste domingo (7), o maior bombardeio já promovido pela Rússia a Kiev, capital da Ucrânia, durante a guerra entre os dois países, iniciada em 24 de fevereiro de 2022.

Segundo a aeronáutica ucraniana, o país vizinho disparou, entre a noite de sábado (6) e a manhã de domingo, ao menos 823 drones e 13 mísseis, número apontado como recorde.

A Ucrânia disse ter abatido ou neutralizado 747 drones e quatro mísseis. Mesmo assim, foram registrados nove impactos de mísseis e 56 ataques de drones em 37 localidades. Em oito delas, destroços caíram sobre áreas civis.

Pela primeira vez, um prédio do governo ucraniano em Kiev foi atingido por um bombardeio. Uma coluna de fumaça foi vista saindo do prédio que abriga os gabinetes dos ministros da Ucrânia, no distrito histórico de Pechersky.

Sede do governo da Ucrânia foi danificada durante ataques com drones e mísseis russos

O novo ataque ocorreu em meio a diversas tentativas de negociações de um cessar-fogo entre os dois países.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, repudiou os ataques russos em postagem na rede social X (antigo Twitter)..

“Na noite passada, a Rússia lançou um dos seus maiores ataques com drones e mísseis contra a Ucrânia, atingindo prédios governamentais e residências de civis. Mais uma vez, o Kremlin está zombando da diplomacia, atropelando o direito internacional e matando indiscriminadamente”, escreveu.

“A Europa está e continuará a estar completamente ao lado de Kiev”, agregou a presidente da Comissão Europeia.

Conselho da União Europeia

O português António Costa, presidente do Conselho da União Europeia, também teceu duras críticas a Vladimir Putin, presidente russo.

“Falar sobre paz enquanto intensifica os bombardeios e ataques a prédios e casas do governo: esta é a versão de ‘paz’ de Putin”, detonou o líder europeu.

Mortes na Ucrânia

Além da capital, a ofensiva russa atingiu o norte, sul e leste da Ucrânia, incluindo as cidades de Zaporizhzhia, Kryvyi Rih e Odesa, além das regiões de Sumy e Chernihiv.

Segundo a agência AFP, um ataque a um prédio residencial no oeste de Kiev matou duas pessoas, incluindo um bebê de três meses. Em Dnipropetrovsk, um homem de 54 anos morreu. Em Zaporizhzhia, uma mulher foi vítima de um bombardeio na manhã deste domingo. Outro ataque no sábado deixou um morto em Sumy, região próxima à fronteira com a Rússia.

Leia também

Gerente de Jornalismo e Esporte Digital da Itatiaia. Construiu sua carreira no jornalismo online, desde 2000. Grande experiência como repórter, editor-chefe e coordenador. Na Itatiaia, ajudou a criar o projeto digital Itatiaia Esporte (portal e redes). Antes, passou por Superesportes, Estado de Minas, TV Alterosa, Veja BH e Canal 23. Colaborou com O Jogo-POR, Mundo Deportivo-ESP e Levante EMV-ESP.
Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas