O governo da
Os drones, lançados durante um ataque russo à Ucrânia, foram derrubados pelas forças polonesas e da OTAN e não provocaram vítimas, segundo o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk.
Autoridades da Polônia, país-membro da
“Dezenove violações do espaço aéreo foram identificadas e rastreadas com precisão... no momento temos a confirmação de que três drones foram abatidos”, declarou Tusk no Parlamento, antes de destacar que o balanço é provisório.
“Muitos drones entraram no espaço aéreo polonês durante a noite e encontraram as defesas aéreas polonesas e da Otan”, disse a porta-voz da OTAN, Allison Hart, no X.
A Polônia agradeceu à aviação da
Além disso, Varsóvia pediu à Otan que ativasse o artigo quatro do tratado fundador do grupo, que estabelece que os membros realizarão consultas quando, no julgamento de qualquer um deles, a ‘integridade territorial, a independência política ou a segurança’ de algum membro for ameaçada.
O Ministério das Relações Exteriores da Polônia convocou o encarregado de negócios russo, Andrei Ordash. À agência RIA Novost, ele disse que Varsóvia ainda não apresentou evidências que os drones abatidos eram russos.
Ataque durante a madrugada
As Forças Armadas da Polônia anunciaram durante a madrugada que o espaço aéreo do país foi ‘violado repetidamente por drones durante o ataque efetuado pela Federação Russa contra alvos situados em território ucraniano’.
O Aeroporto Chopin, em Varsóvia, teve atividades paralisadas durante várias horas devido ao ocorrido, além de outros três terminais de menor porte.
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, afirmou que o ataque foi ‘deliberado’. De acordo com o ucraniano, ao menos oito drones russos ‘se dirigiram à Polônia’. Ao mesmo tempo, a Rússia disparou 458 drones e mísseis contra a Ucrânia, anunciou Kiev.
A
A incursão de aparelhos não tripulados ocorreu pouco antes dos exercícios militares conjuntos entre Rússia e Bielorrússia, chamados de Zapad-2025, programados para o período de 12 a 16 de setembro.
Vale lembrar que a Bielorrússia é um aliado-chave da Rússia e cedeu território para que
Com o ataque, a Polônia anunciou o fechamento da fronteira com a Bielorrússia a partir desta quinta-feira (11) e anunciou manobras militares em seu território.
*Com AFP